PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

G-8 quer identificar oportunidades econômicas

quarta, 28 de março de 2018

Explorar a suinocultura, revigorar o setor metal mecânico e consolidar a cidade polo universitário estão na agenda

G-8 quer identificar oportunidades econômicas e ajudar na sua viabilização

 

Explorar a suinocultura, revigorar o setor metal mecânico e consolidar a cidade polo universitário estão na agenda do grupo

 

Identificar as vocações e oportunidades que possam ser alternativas de desenvolvimento econômico da cidade é a nova meta do G-8, nome provisório de uma nova organização, que reúne as principais entidades que trabalham o fomento econômico de Paranavaí. Já na primeira conversa, os líderes das entidades identificaram a suinocultura, a retomada da organização do setor metal mecânico e a consolidação da cidade como polo universitário como temas que podem ser aprofundados.

 

A necessidade de identificar estas oportunidades foi levantada na reunião da última terça-feira, realizada no Sindicato Rural de Paranavaí. Foi a primeira reunião que contou também com a presença de representantes da subseção de Paranavaí da OAB e do escritório local do Sebrae.

 

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Maurício Gehlen o grupo deve ter uma visão de futuro. Para Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho, presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, a cidade precisa confirmar – e se for o caso, ampliar - suas políticas de atração de investimentos, “mas é necessário também ter uma política para manutenção das empresas na cidade”.

 

O G-8 quer aprofundar os estudos nas áreas levantadas para, na sequência, definir como ajudar na viabilização da atividade. Na questão do polo universitário, por exemplo, por sugestão do presidente da OAB local, Anderson Donizete dos Santos, será encaminhado ofícios aos estabelecimentos de ensino superior solicitando sugestões de cursos que são viáveis e interessantes para a cidade Os dirigentes entendem que novos cursos devem ser realizados no período diurno ou em tempo integral, fazendo com que o acadêmico more e consuma na cidade, fortalecendo a economia local.

 

Os representantes das entidades acreditam que cursos como veterinária, agronomia e zootecnia, que vem de encontro com a vocação agropecuária da região, podem ser alternativas de reivindicações.

 

MEDICINA - O grupo também vai procurar a Sociedade Médica de Paranavaí, que faz parte do G-8, mas que na reunião desta terça-feira não tinha representante, a fim de traçar estratégias para tornar os pacientes da região que vêm Paranavaí se consultar, também em um potencial consumidor.

 

Outro assunto debatido foi estudar fórmulas de entidades representativas manter suas sedes juntos ao novo centro administrativo no Jardim Oásis. Gehlen disse que a ACIAP já encaminhou pedido a prefeitura de um terreno naquela área. Ele contou que em conversa com o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) estabeleceram que é possível manter áreas comuns e reduzir custos. Como exemplo foi citado a construção de um único auditório que poderia ser utilizado pelo poder público e pela iniciativa privada. Será solicitado à prefeitura o plano de ocupação da área para o assunto avançar.

 

Participaram da reunião representantes da ACIAP, OAB, Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí, Sociedade e Sindicato Rural, Sebrae e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Aciap

Galeria de Fotos