POSSE ACIAP
sábado, 13 de janeiro de 2018
POSSE ACIAP: Viotto e Gehlen defendem protagonismo dos empresários no desenvolvimento da cidade
Na transmissão de cargo de presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), na noite desta sexta-feira (12), na sede da entidade, os empresários João Roberto Viotto (que saiu) e Maurício Gehlen (que assumiu) defenderam um maior protagonismo dos empresários nos destinos da cidade e não deixar esta tarefa apenas para a classe política, mas tê-la como aliada. Até porque, “prefeitos, vereadores, deputados, senadores, governadores e até o presidente da República passam, mas a cidade não”, explicou Gehlen.
No seu pronunciamento de despedida, Viotto agradeceu a dois políticos, o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, o delegado KIQ, e o deputado Sebastião Medeiros, mas num recado aos políticos, disse que “é preciso deixar a vaidade de lado e pensar mais na cidade”.
O agora ex-presidente lamentou que muitos empresários viu, pelas redes sociais, paranavaienses que foram a Maringá no mês passado contemplar a decoração natalina e acabaram fazendo compras por lá. “E aqui não temos uma lei que permita fazer uma bela decoração” E conclamou a categoria ao protagonismo: “nós, empresários, temos que fazer alguma coisa”.
O novo presidente discursou na mesma linha. “Cabe à iniciativa privada e a entidades não governamentais assumir as rédeas da cidade e fazer dos políticos um aliado em nossas lutas, como aconteceu com a extensão da duplicação da BR-376 até Paranavaí, já que o projeto original previa a benfeitoria somente até Nova Esperança; a reitoria da Unespar, a Unidade Morumbi da Santa Casa, etc”.
Nesta linha de raciocínio, Gehlen anunciou a formação de um grupo econômico para discutir o futuro da cidade. “Temos algumas propostas para nossa gestão. Uma delas, que chamo de G-8, mas pode ser G-9, G-10 ou qualquer outro número, é formar um grupo de entidades de classe que movimentam a economia local, como a Sociedade Rural, o Sindicato do Comércio Varejista, a Associação de Microempresas de Paranavaí e a Sociedade Civil Organizada, para ficar nuns poucos exemplos, com a finalidade de debater os rumos da nossa cidade e seu desenvolvimento econômico, social e político”, informou.
GRATIDÃO - Outro ponto comum nos pronunciamentos de Viotto e Gehlen foi a manifestação de gratidão. Ambos agradeceram aos funcionários da ACIAP pelo apoio que receberam. Viotto estendeu os agradecimentos, além do prefeito e deputado, também ao Sicoob, “um grande parceiro de nossa gestão”, à Polícia Militar e ao conselho Comunitário de Segurança (CCS).
Gehlen agradeceu aos seus novos companheiros. “Agradeço aos companheiros de diretoria que tomam posse comigo. Me sinto fortalecido por estar à frente de um time vencedor. Sei que para alguns é uma experiência nova. Mas a disposição em enfrentá-la mostra a vontade de contribuir com a nossa classe e com a cidade. Obrigado por aceitarem o desafio”, disse ele.
O novo presidente também tocou nas questões econômicas. Citou a crise e a recuperação econômica e questionou: “Os empresários se prepararam para o reaquecimento da economia? Onde eles estavam quando o país enfrentava a severa crise? Reclamando? Se reciclando para aproveitar quando a crise fosse embora? Buscando alternativas e novos mercados? Lançando novos produtos?”. E sutilmente deixou a mensagem de que reclamar não é solução. Foi neste momento que pediu o protagonismo dos empresários.
RESPONSABILIDADE SOCIAL - Maurício Gehlen defendeu o apoio da entidade para as agroindústrias e os setores metalmecânico e de artefatos de cimentos, como opções de desenvolvimento econômico. Destacou o avanço das pesquisas através do Instituto Federal e do Parque Tecnológico de Agroinovação e pediu a união da classe para “deixar de vez esta crise para trás”.
Mais adiante, disse que vai atuar para buscar linhas de crédito aos associados que financiem o desenvolvimento local e regional. “Nesta busca de crédito para financiar o crescimento de nossas empresas, esperamos contar com as cooperativas de crédito Sicoob e Sicredi, que nasceram aqui nesta entidade e se fortaleceram. Juntos vamos promover o desenvolvimento econômico da cidade”, pediu.
O novo presidente encerrou seu pronunciamento dizendo que pretende realizar um mandato que se caracterize pela responsabilidade social. Pediu apoio dos diretores para esta proposta, inclusive que levem esta proposta para suas empresas. “Vamos buscar o lucro com o nosso suor, com dedicação e entusiasmo. Mas vamos também estender a mão aos que ainda não tiveram a oportunidade de ascender na escala social. Vamos ampliar nossas empresas também com o objetivo de gerar mais empregos. Não haverá uma cidade grande, justa e fraterna, enquanto tivermos irmãos e irmãs passando fome. Até por uma questão de humanidade vamos estender a nossa mão aos que mais necessitam”, arrematou.
UNIÃO - Primeiro a se manifestar, o vereador José Galvão, presidente da câmara Municipal de Paranavaí defendeu a união entre o poder público e a iniciativa privada “e da cidade como um todo” como forma de desenvolvimento. Elogiou o empresário João Roberto pela sua “magnífica gestão”. Sobre Gehlen, falou de sua disposição em trabalhar pela comunidade. “Tem envolvimento com diversas entidades e ainda encontra tempo para seus novos desafios”, elogiou Galvão.
CERIMÔNIA TAMBÉM MARCOU POSSE DOS CONSELHOS DO JOVEM E DA MULHER EMPRESÁRIA
A cerimônia de sexta-feira à noite também marcou a posse dos conselhos do Jovem e da Mulher Empresária. Após ser empossado e receber o cargo de seu antecessor, o presidente Maurício Gehlen empossou Denise Pierin no cargo de presidente do Conselho da Mulher Empresária, Rozimeire Codato Serigiolli.
Na sequência, Gehlen reconduziu o fotógrafo Rubens Celestino Vila Júnior, o Xuxa, ao cargo de presidente do Conselho do Jovem Empresário.
As posses aconteceram no salão de eventos das ACIAP, que ficou tomado por diretores, convidados, lideranças, autoridades locais e regionais e parceiros da Associação.
Galeria de Fotos