Notícia

SUINOCULTURA

quarta, 31 de outubro de 2018
Fatecie fará estudo de viabilidade de implantação da suinocultura na região

A Faculdade Fatecie assumiu o compromisso e vai fazer um estudo de viabilidade de implantação da suinocultura na região como uma nova alternativa econômica, a pedido do G-8. O compromisso foi firmado na tarde desta terça-feira (30), durante a reunião mensal do grupo que reúne as principais entidades de fomento da economia local e regional, através do diretor Daniel de Lima e do professor Júlio Colella, coordenador do curso de Agronomia da faculdade. O trabalho vai envolver alunos e professores dos cursos de Agronomia, Administração e Veterinária (que começa no ano que vem).

 

A possibilidade de implantação da suinocultura na região vem sendo debatida deste a formação do G-8, em janeiro deste ano. Mais recentemente, no final do mês de agosto, representantes das entidades que formam o grupo visitaram a Granja Dom Alfredo, localizado no Distrito de Santa Maria, em Alto Paraná, que aloja 12 mil suínos por ano. De acordo com o administrador da propriedade, Clovis Amaral Júnior, a suinocultura na região, como uma atividade coletiva, para ratear alguns custos e fazer compras em conjunto para baratear preços, é viável.

 

“Nós ficamos honrados e até envaidecidos de participar deste projeto. Nós estamos aqui para isso. Uma das nossas finalidades é a extensão e este projeto vem de encontro à nossa proposta de trabalhar com e pela a comunidade”, disse o diretor Daniel de Lima. “Não adianta nós produzirmos ciência se ela não beneficiar a comunidade”, completou Júlio Colella.

 

A expectativa é de que num prazo máximo, a Fatecie apresente o resultado do estudo de viabilidade. “Vamos tentar entregar o estudo na próxima reunião do G-8 (dia 26 de novembro). Se houver necessidade de mais tempo, entregaremos na primeira quinzena de dezembro”, informou Lima.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Aciap