ACIAP já está disponibilizando o COD

sexta, 21 de setembro de 2018
CERTIFICADO DE ORIGEM DIGITAL - COD

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) já está disponibilizando certificado de origem em versão digital. Trata-se de um documento de exportação que atesta a origem da mercadoria. A partir de 1º de janeiro de 2019, a versão digital passará a ser cobrada pela Aduana da Argentina.

O Certificado de Origem Digital (COD) foi criado para agilizar as relações comerciais e o serviço representará uma economia de custos de pelo menos 35% em sua emissão, além de acelerar o processo de envio dos documentos.

Com o COD, o empresário só tem a ganhar, tanto na segurança quanto na integridade do documento, redução de custos operacionais e facilidade de comunicação - com uso de sistemas de informática entre exportadores, aduanas e entidades emissoras. Nesta versão, não é preciso imprimir guia, carimbar e assinar, para depois anexar ao processo, pois agora, após a aprovação on-line, o documento vai direto para a aduana.

Para poder prestar o serviço, técnicas da ACIAP da Assessoria de Certificado de Origem participaram, em Curitiba, do curso “Certificado de Origem e Sistema IPPEX”, oferecido pelo Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (IPPEX), um departamento da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP). O curso mostrou o que é necessário para o cumprimento de todas as recomendações, de forma rápida e objetiva, do Ministério.

Uruguai e Argentina deverão ser os primeiros países a tornar obrigatória apresentação do Certificado de Origem na versão digital. Mas a expectativa é que, em pouco tempo, a maioria dos países que possuam acordos comerciais opte pelo COD, que é o principal documento em um processo de exportação. A ACIAP, através das funcionárias Leila e Vanda, está à disposição para mais informações.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Aciap